terça-feira, 11 de novembro de 2008

A mídia tradicional resiste enquanto pode à implacável ação do tempo. Tempo que tudo muda: as rugas na pele, o formato da rocha, as estruturas políticas, as relações familiares e, claro, o jornalismo. Mas, a cada ano, tal resistência é minada tanto pelo avanço tecnológico na área de comunicação quanto pela mudança de comportamento dos consumidores de notícia. O webdesigner Jakob Nielsen previu o fim dos tradiciaonais meios de comnunicação - jornais impressos, revistas, TV e rádio - ainda em 1998, no texto batizado The End Legacy Media.

Como o pai que deve "abrir a cabeça" para se relacionar com o mundo contemporâneo do filho, muitas vezes indo contra a sua própria vontade, o tradicionalismo na mídia também precisará abrir mão das raízes para entar na nova era. Na previsão de Jakob Nielsen, nada de abrir o jornal para ler uma notícia, a revista para uma reportagem mais aprofundada ou a TV para um vídeo. Nos novos tempos, tudo se converge para um único meio, onde o leitor/espectador encontra as suas necessidades e anseios de consumo ali, a um clique de distância. O avanço da internet, e portanto este computador que para o qual você olha, é o novo endereço de tudo que hoje se espalha na velha mídia.

De alguma forma, uma década depois da bruxaria de Jakob, experimentamos em carto grau desta mudança. No texto em questão, o pesquisador jé dizia que, em 2008, os leitores já prefeririam ler um texto na web do que abrir um calhamaço de papel (será por isso que você está aqui, agora?). Mas estamos no meio da metamorfose. Talves por isso, todo esse processo cause certa estranheza tanto para consumidores como para produtores.

Outro ponto levantado pelo webdesigner e pesquisador é a interatividade entre meio e consumidor (e a prova real de que ele não delirava naqueles tempos é esse texto que você lê agora. Comentários saõ bem-vindos!). Jakob falou sobre a tendência de quem busca os meios de comunicação em participar da produção do material ali publicado. Dito e feito. A interatividade é uma máxima para as grandes empresas que lutam para atravessar a era multimidiática sem maiores dores.

Com relação aos velhos tubarões de Redação, que gozam do prazer da escrita ou da produção tradicional, Jacob alerta para uma reformulação do perfil desses profissionais. É preciso se adaptar, pois espaço não deve faltar, segundo Nielsen, para os especialistas que se deixarem levar pela onda da convergência. Como ainda não inventaram uma máquina para voltar no tempo: apertem os cintos, leiam as instruções de segurança e boa viagem!

Clique aqui para ler artigos acadêmicos sobre webjornalismo.

Nenhum comentário: